SARAH MOURA


Sarah Moura começou a estudar e a praticar massagem oriental em 1980. Fez cursos com o Dr. José Antônio Mirilli e com o Professor Juracy Cançado. 

Desde 1982, faz atendimento clínico com massagem terapêutica em seu consultório.

Em 1984, ingressou na Faculdade de Medicina da UFRJ. Nesse mesmo ano, concluiu o curso de Massagem Terapêutica Chinesa na Associação de Massagem Oriental do Rio de Janeiro (AMOR-RJ), com o Professor Paulo de Tarso Costa Santos, e começou a lecionar Anatomia e Fisiologia Humanas nos cursos dessa Associação, além de ser monitora nas aulas de técnicas de massagem.

Desde então, ensina massagem ininterruptamente.
 
 
 

A partir de 1986, até 1991, foi professora e coordenadora dos cursos de massagem promovidos pela AMOR-RJ, da qual foi presidenta de 1988 a 1991.

Nesse período, ministrou aulas no “Curso Extensivo de Massagem Oriental e Ocidental” na Associação de Massagem Oriental do Brasil, em São Paulo, em um sistema de intercâmbio entre os professores da Associação de Massagem Oriental do Rio de Janeiro e de São Paulo.

No período de 1984 a 1989, foi estagiária em pesquisa no Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, no Laboratório de Bioquímica Farmacológica, sob a orientação da Dra. Célia Carlini, e monitora de ensino de Bioquímica nos cursos sobre Proteínas, Sistema Hemolinfopoiético e Sistema Urinário.

De 1988 a 1990, estagiou no Ambulatório de Cardiologia do Professor José Hallake, no Hospital Universitário da UFRJ.

Em 1990 e 1991, foi professora de Anatomia e Fisiologia Humanas no “Curso de Formação em Terapias Orientais” da Associação Sino-Brasileira de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Orientais, no Rio de Janeiro. Em 1991, ministrou curso de Introdução à Massagem Terapêutica Chinesa” em Brasília.
                
A partir de 1992, passou a ensinar massagem terapêutica chinesa em cursos livres, de introdução e de formação, em seu consultório.         

Concluiu a graduação em Medicina em 1993 (CRM-RJ 52-58958-6).

No mesmo ano, iniciou o Curso de Especialização Médica em Acupuntura, no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro - IARJ.

Desde outubro de 1993 atende como médica clínica e acupunturista em consultório particular, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1994, também estudou Acupuntura na Sociedade Taoísta do Brasil. 

Em 1995, trabalhou como médica clínica plantonista no Posto de Saúde Municipal de Penedo, no município de Itatiaia/RJ.

De 1998 a 2003, também manteve consultórios em Penedo e em Resende.

Em 2002 e 2003, foi médica clínica plantonista no Hospital Municipal de Itatiaia/RJ.

Em novembro de 2003, foi coordenadora-médica da equipe profissional multidisciplinar do “Spa da Montanha”, realizado em Itatiaia/RJ.
                
Em 2005 iniciou Mestrado em Doenças Endócrino-metabólicas na Faculdade de Medicina da UFF, o qual não concluiu, sobre o tratamento da neuropatia periférica dos diabéticos com acupuntura. Concluiu o ensaio-piloto de seu projeto de pesquisa.

Desde 2005, até 2010, dedicou-se ao tratamento da neuropatia periférica dos diabéticos, com acupuntura.

De agosto de 2005 a dezembro de 2006, estudou Psicanálise nas Formações Clínicas do Campo Lacaniano, no Rio de Janeiro, tendo concluído o Curso de Extensão “Jacques Lacan e seu ensino”.

Em setembro de 2006, participou do Curso promovido pela Biblioteca Virtual de Acupuntura, no Rio de Janeiro – “Endocrinologia e Vasos Maravilhosos” – proferido pelo Dr. TranViet Dzung, renomado professor de Acupuntura, de origem vietnamita, radicado na França.
                
Em 2007, participou do Curso de Especialização em Filosofia Clínica do Instituto Packter, ministrado pelo professor Hélio Strassburger, no Rio de Janeiro.

Em março de 2008 reingressou na UFRJ para cursar Graduação em Filosofia.
Durante o ano de 2008, prestou trabalho voluntário nos Centros de Convivência da Prefeitura para a terceira idade, em Botafogo, Rio de Janeiro, como médica clínica e acupunturista, coordenadora da clínica, supervisora do estágio em massoterapia.

De março a outubro de 2012 participou da reativação da Clínica Comunitária Nossa Senhora das Graças, da ONG "Ação Pró-Favela Dr. Marcelo Cândia", que atua na Comunidade do Borel, na Tijuca, há quase 40 anos, sob a direção do Professor Olinto Pegoraro, tendo prestado trabalho voluntário como médica clínica e acupunturista, coordenadora da clínica, supervisora do estágio em massoterapia e facilitadora em programa de educação para a saúde.

No segundo semestre de 2012 organizou o "Seminário de Introdução a Ser e Tempo" (16 horas), com o Professor Olinto Pegoraro, no Departamento de Filosofia – IFCS – UFRJ.

Ao fim do segundo semestre de 2012 concluiu graduação em Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, com a monografia "Sobre o Princípio Vida, de Hans Jonas", sob a orientação do Professor Fernando Rodrigues, com co-orientação do Professor Olinto Pegoraro.

De janeiro de 2013 a novembro de 2015, trabalhou como voluntária no Ambulatório Comunitário da Associação de Moradores da Comunidade Tabajaras, em Botafogo, onde atuou como médica clínica e acupunturista, supervisora do estágio em massoterapia e facilitadora em programa de educação para a saúde. 

No primeiro semestre de 2013 organizou os Seminários "A Verdade como desvelamento provisório" (10 horas), com o Professor Olinto Pegoraro, e o "Seminário Sênior 2013.1" (12 horas) com ex-professores do IFCS – UFRJ.

No segundo semestre de 2013 organizou o minicurso "Os Estoicos" (06 horas), com o professor Olinto Pegoraro, e o "Seminário Sênior 2013.2" (08 horas) com ex-professores do IFCS – UFRJ.

Em dezembro de 2013 concluiu Mestrado em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, com a dissertação "Sobre a Ética do Futuro, de Hans Jonas", sob a orientação do Professor Ricardo Jardim Andrade e co-orientação do Professor Olinto Pegoraro.

Desde outubro de 2013 é professora convidada da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB, no Rio de Janeiro.
Em março de 2014 iniciou Doutorado em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, com pesquisa sobre aproximações entre a filosofia de Hans Jonas e de alguns filósofos contemporâneos.

Durante o ano de 2014 organizou os Seminários Sênior – com ex-professores aposentados do IFCS/UFRJ, no primeiro e no segundo semestres, além de minicurso sobre o pensamento de Immanuel Kant (12 h), ministrado pelo Professor Olinto Pegoraro. Também participou da organização do XXII Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.

Em setembro de 2014 começou a ministrar cursos livres sobre Filosofia, com 12 horas de aulas cada um: “Os pensadores gregos originários”, “Linguagem e mundo no pensamento de Wittgenstein”, “Da ontologia da vida à ética do futuro – uma introdução à filosofia de Hans Jonas” e “Uma iniciação à história da filosofia”.

Em outubro de 2014 passou a ser membro do Grupo de Pesquisas Hans Jonas do CNPq e do Grupo de Trabalho Hans Jonas da Associação de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF.
Em 2015, passou a lecionar curso livre de 60 horas sobre História da Filosofia. Atualmente (nov/2016) está concluindo sua sétima turma.

No primeiro semestre de 2015 organizou o Seminário Sênior no IFCS/UFRJ e o I Seminário Hans Jonas da UFRJ. No segundo semestre, participou da organização do XXIII Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.

Desde março de 2016, voltou a trabalhar, como voluntária, na Clínica Comunitária Nossa Sra. das Graças na Comunidade do Borel, onde atua como médica clínica e acupunturista, coordenadora da clínica, supervisora do estágio em massoterapia e facilitadora em programa de educação para a saúde.

Neste ano de 2016, organizou o Seminário Sênior (08 h) no primeiro semestre, participou da organização do XXIV Seminário dos Estudantes da Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ e do II Seminário Hans Jonas da UFRJ.

Como palestrante, participou dos seguintes eventos:


1 – II (julho/1989) e III (agosto/1990) Encontros de Massagem, promovidos pela Associação de Massagem Oriental do Brasil, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo/SP.

2 – Encontro Internacional de Terapias Alternativas, em novembro de 1989, em Cabo Frio/RJ.

3 – XI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, em janeiro de 1990, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ.

4 – Um Novo Olhar na Nova Era (Congresso Internacional), em março de 1991, no Rio de Janeiro/RJ.

5 – I (setembro/1994) e II (setembro/1995) Simpósios sobre Ética, Fé e Cura, promovidos pelo Centro de Ciências Sociais da UERJ, no Rio de Janeiro/RJ.

6 – IX Jornada de Diabetes – Convivendo Bem com Seu Diabetes (novembro de 2005), promovida pela Associação dos Diabéticos da Lagoa, no Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ.

7 – Seminários Interdisciplinares de Acupuntura, em março de 2006, promovidos pela Biblioteca Virtual de Acupuntura, no Rio de Janeiro, com a palestra “Acupuntura no Tratamento da Neuropatia Diabética”.

8 – Reunião Mensal da Associação de Diabéticos da Lagoa, no Centro de Estudos do Hospital da Lagoa, Rio de Janeiro, em maio de 2006, com a palestra “A Medicina Chinesa e o Diabetes”.

9 – Reunião mensal da Associação de Diabéticos da Lagoa, Rio de Janeiro, com a palestra "O que é Medicina Chinesa?", em fevereiro de 2010.

10 – Ciclo de Conferências sobre Filosofia do Direito, no Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB (RJ), com a palestra "Os valores na Ética do Futuro de Hans Jonas", em outubro de 2013.  

11 – XXI Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, no IFCS-UFRJ, com a comunicação: "Sobre a Ética do Futuro, de Hans Jonas", em novembro de 2013. 

12 – Colóquio Internacional sobre Educação, Ética e Política na Contemporaneidade, no IFCS-UFRJ, com a palestra "Sobre a Ética do Futuro, de Hans Jonas", em dezembro de 2013. 

13 – Curso de Filosofia do Direito na Escola Judicial do TRT- 1ª região – Rio de Janeiro, organizado pela Comissão de Filosofia do Direito do IAB, com aula intitulada “A Ética do Futuro em Hans Jonas”, em 16 de maio de 2014.

14 – Ciclo de Conferências de Filosofia do Direito, na Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro, com a palestra: “Eco-ética: por uma ética para a civilização tecnológica”, em 17 de outubro de 2014.

15 – XVI Congresso da ANPOF – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, em campos do Jordão – SP, com a comunicação “Fundamentos da Ética do Futuro, de Hans Jonas: os princípios vida e responsabilidade”, em 24 de outubro de 2014.

16 – XXII Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, no IFCS-UFRJ, com a comunicação: "A Ética do Futuro, de Hans Jonas, e o modelo aristotélico para ecoética proposto por Pierre Aubenque", em novembro de 2014. 

17 – I Colóquio Internacional de Teoria Éticas Contemporâneas, na Universidade Federal de São João Del Rey/MG, com a comunicação intitulada “Algumas aproximações entre a Ética do Futuro, de Hans Jonas, e o modelo aristotélico para a ecoética proposto por Pierre Aubenque”, em abril de 2015.

18 – I Seminário Hans Jonas da UFRJ, no IFCS/UFRJ, com a conferência intitulada “Algumas aproximações entre a Ética do Futuro, de Hans Jonas, e o modelo aristotélico para a ecoética proposto por Pierre Aubenque”, em maio de 2015.

19 – Ciclo de Conferências sobre Filosofia do Direito, na Biblioteca Daniel Aarão Reis, do Instituto dos advogados do Brasil – IAB, com a conferência “Ecoética: propostas de Hans Jonas e de Pierre Aubenque”, em maio de 2015.

20 – X Simpósio de Filosofia – Ética e Responsabilidade, na Universidade Estadual de Maringá/PR com a comunicação intitulada “Responsabilidade como valor na ética do futuro de Hans Jonas”, em outubro de 2015.

21 – Ciclo de Palestras sobre Filosofia do Direito, na Biblioteca Daniel Aarão Reis, do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, com a conferência “Responsabilidade como valor na ética de Hans Jonas”, em novembro de 2015.

22 – IV Colóquio Hans Jonas / VII Jornada de Pesquisa em Filosofia, em Teresina, na UFPI, com a palestra “Considerações axiológicas sobre a ética do futuro, de Hans Jonas”, em novembro de 2015.

23 – XXII Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, no IFCS-UFRJ, com a comunicação: "Considerações axiológicas sobre a ética do futuro, de Hans Jonas", em dezembro de 2015. 

24 – V Colóquio do Grupo de pesquisas em Ética e Filosofia Política, na PUC-SP, com a comunicação intitulada “A Proposta Ética de Hans Jonas para a Civilização Tecnológica”, em março de 2016.

25 – Ciclo de Conferências "Diálogos entre Filosofia e Direito”, no Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro, com a conferência intitulada “Direito Ambiental e a proposta ética de Hans Jonas”, em setembro de 2016.

26 – XVII Congresso da ANPOF – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, em Campos do Jordão – SP, com a comunicação “Tecnociência e Medicina: algumas reflexões ético-filosóficas a partir de Jonas e Gadamer”, em 24 de outubro de 2016.

27 – XXIV Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, no IFCS/UFRJ, com a comunicação intitulada “Contribuições de Hans Jonas para o Direito Ambiental”, em novembro de 2016.

28) II Seminário Hans Jonas da UFRJ, no IFCS,  com a comunicação intitulada “Sobre a necessidade de uma nova Filosofia da Natureza: aproximações entre Franck Tinland e Hans Jonas”, em dezembro de 2016.


Publicações acadêmicas:

1 – Artigo “Algumas Reflexões Axiológicas sobre a Ética do Futuro, de Hans Jonas”. Revista Fenomenologia e Direito, volume 7, número 1. Rio de Janeiro/RJ, abril/setembro/2014.

2 – Artigo “Fundamentos da Ética do Futuro, de Hans Jonas: os Princípios Vida e Responsabilidade”. Revista Ítaca, nº 26. Rio de Janeiro/RJ, dezembro/2014.

3 – Artigo “Algumas aproximações entre a Ética do Futuro, de Hans Jonas, e o modelo aristotélico para a ecoética proposto por Pierre Aubenque”. Revista Estudos Filosóficos, nº 15, art. 9. São João Del Rey/MG, segundo semestre de 2015.

4 – Artigo “Algumas aproximações entre a Ética do Futuro, de Hans Jonas, e o modelo aristotélico para a ecoética proposto por Pierre Aubenque”. Revista Pensando, vol. 5, nº 10. Teresina, PI, segundo semestre de 2014.

5 – Artigo “Fundamentos da ética do futuro, de Hans Jonas: os princípios vida e responsabilidade”. Coleção XVI Encontro ANPOF – Volume Filosofia Política Contemporânea. São Paulo, SP, 2015.



Publicações não acadêmicas:

1 – Entrevista com o Professor Olinto Pegoraro, feita para a Revista “Filosofia – ciência e vida”, publicada em duas partes: no número 112 – “Por uma ética global” e no número 113 – “Filosofia na atualidade”, respectivamente em novembro e dezembro de 2015.





Outras produções bibliográficas:

1 – Apostila: “O Corpo Humano – um estudo para massagem”, em 2002. 120 páginas, com ilustrações.

2 – Apostila: “Bases da Medicina Chinesa para Massagem”, em 2002. 82 páginas, com ilustrações.

3 – Apostila: “Técnicas da Massagem Terapêutica Chinesa”, em 2002. 90 páginas, com fotografias.

4 – Apostila “Alguns Exercícios Chineses para a Saúde”, em 2002. 23 páginas, com fotografias.

5 – Libreto: “Medicina Chinesa e Diabetes”, em 2006. 40 páginas.

6 – Monografia de Graduação: “Sobre o Princípio Vida, de Hans Jonas”, apresentada em dezembro de 2012. 45 páginas.

7 – Dissertação de Mestrado: “Sobre a ética do futuro, de Hans Jonas”, defendida em dezembro de 2013. 145 páginas.

8 – Apostila “Auriculoterapia Básica”, em setembro de 2016. 50 páginas