MEDICINA CHINESA:
ASPECTOS HISTÓRICOS



A acupuntura e a massagem terapêutica são técnicas da medicina originária da China, praticada há pelo menos cinco mil anos pelos povos chineses. Existem registros sobre acupuntura e outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa datados de 2700 a C. Esses registros, escritos sob a forma de diálogos entre o Imperador Huang Ti e seu Ministro Chi Po, parecem ser um dos compêndios sobre medicina mais antigos da civilização. Há mais de mil anos a Coréia, o Vietnam e o Japão adotaram a acupuntura como prática médica.

A primeira referência escrita à Medicina Chinesa no Ocidente se encontra no famoso livro "Peregrinação”, publicado em 1614, de autoria do escritor português Fernão Mendes Pinto. Esse livro reúne crônicas sobre os costumes de vários povos do Oriente, por onde o autor viajou durante cerca de 20 anos.
               
Apenas no início do século XX, porém, o Ocidente foi realmente apresentado à Medicina Tradicional Chinesa, graças ao trabalho de Soulié de Morant. Cônsul francês na China, ele aprendeu o idioma chinês e foi o primeiro ocidental a estudar e a ser diplomado numa escola de acupuntura naquele país. Em 1937, Soulié de Morant retornou à França e passou a praticar a acupuntura em Paris. Seu livro L’Acupuncture Chinoise, publicado nesse mesmo ano, é a “bíblia” dos acupunturistas ocidentais até hoje.


Figura da dinastia Ming

A Alemanha foi o segundo país ocidental a adotar a acupuntura e outras práticas da Medicina Chinesa. Em seguida, a acupuntura passou a ser praticada também na Itália, seguindo-se Suíça, Inglaterra, Romênia, Tchecoslováquia e Rússia. Na Europa, o início das pesquisas com acupuntura se deu na década de 1950, em países do leste europeu (URSS e Romênia). Depois, na Alemanha, na Áustria e na França. Atualmente, a Inglaterra é o país que mais pesquisa a acupuntura.
               
A viagem do presidente Nixon à China, em 1972, impulsionou a prática e o estudo da acupuntura nos Estados Unidos da América. Um dos membros de sua comitiva teve apendicite aguda durante a viagem e foi anestesiado com acupuntura no hospital chinês em que foi operado.  Em 1973, fundou-se a Associação Americana de Medicina Chinesa. E em 1987, a Associação Americana de Acupuntura Médica. Desde 1997, o Instituto Nacional de Saúde desse país fomenta pesquisas sobre acupuntura.
               
Canadá e Cuba, bem como vários países asiáticos, também pesquisam a acupuntura.
               
Desde 1979, a Organização Mundial de Saúde recomenda o uso clínico e a pesquisa em acupuntura. Nos últimos dez anos, essas pesquisas cresceram muito.
               
No Brasil, acupuntura e massagens orientais vêm sendo praticadas desde a década de 1950. A partir da década de 1961, existe a Associação Brasileira de Acupuntura. Em 1995, o Conselho Federal de Medicina reconheceu a acupuntura como uma especialidade médica.